sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dez coisas para fazer em 2012

Seguindo a listinha dos 365 itens a serem cumpridos em 2012, segue:

16- Fazer listas. Se não encontrar 365 itens, pode ter dez, quinze. Eu, com a vênus em virgem, sou fã das listas e sempre faço e refaço as minhas. A última delas, assistir aos 25 filmes da Coleção Cinema Europeu, realizada pela Folha de São Paulo.
Relacionar é da natureza humana e, mesmo antes de aprender a escrever, a criança já faz uma lista verbal dos presentes que quer ganhar no Natal. Este ato tem o poder de tornar nossos desejos mais palpáveis.

17- Tirar o relógio de perto da cama para não ficar neurótica com o horário de acordar. Tem sido difícil, mas essa noite, mesmo tendo me levantado várias vezes, recusei-me a verificar as horas.

18- Andar descalça sempre que puder. Pode ser na praia, em casa, no parque. Depois de subir no salto, nada como se despir dele... adoro andar descalça. E tenho ficado com os pés nus até na minha sala de trabalho.

19- Para melhorar a concentração, usar a regra do "cinco a mais". Se estiver prestes a desistir de uma leitura, cinco páginas a mais; se quiser parar a ginástica, cinco minutos a mais de esteira e assim por diante. Olha, cinco minutos a mais na faxina ou na arrumação do guarda-roupa fazem toda a diferença.

20- Rir mais. Todos os dias, em todos os momentos possiveis.

21- Cultivar a gentileza. Não tem erro: Gentileza gera gentileza mesmo. E hoje assisti ao clipe da Marisa Monte enquanto ia ao trabalho em uma música em homenagem ao Profeta. Inspirador.

22- Ficar sem falar por pelo menos meia hora por dia. É bom para as cordas vocais e para ouvir a si mesma. Estou aproveitando esta tarde para isso. Afinal, tagarelar é um senhor passatempo para mim.

23- Nunca pular o café da manhã. Nem que seja um suco acompanhado de uma torrada, estou levando a sério esse compromisso. Minha produtuvidade aumentou e o cansaço que sentia no meio da manhã foi embora. Vale a pena acordar quinze minutos mais cedo para fazer a primeira refeição do dia com calma.

24- Usar azeite extra-virgem. Hoje cozinhei meu almoço: macarrão com ttomate seco, ervilha torta, azeitona preta, cebola e kani. Tudo refogado com azeite, sem abusar.

25- Esse é um dos meus itens preferidos: Despertar a criança adormecida dentro de você. Por que precisamos levar tudo sempre tão a sério?

É isso, gente. Boa sexta para nós. Beijolas.