segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resoluções para 2012

Esse ano ainda não fiz minha listinha de desejos e resoluções para 2012. Mas... folheando uma revista velha antiga Bons Fluidos,  que estava empilhada em um banquinho aqui na casa da vovó M., vi uma matéria com 365 propostas para serem realizadas no ano que se inicia e fiquei tentada em tentar segui-las.

Anotei a lista item por item no meu diário (É, eu tenho esse hábito desde meus oito anos, e não sou Casimiro de Abreu, para quem entender a piada) prestando atenção e refletindo a respeito de cada sugestão. Por que não scaneei ou xeroquei, ou salvei em documento? Porque prestar mais atenção no que estou fazendo, única e exclusivamente no que estou fazendo, é uma das atitudes que pretendo exercitar.

É muito comum eu guardar objetos e nem me lembrar onde coloquei,  fazer milhares de digressões e não me lembrar onde foi parar o fio da meada, iniciar projetos e largá-los pela metade. Então, desacelerar, prestar atenção nos detalhes, sorver até o esgotamento de cada momento prazeroso, de cada leitura, das brincadeiras com Teco, sem concorrência alguma, sem distrações, é a meta número um da minha listinha, que deve ultrapassar os 365 itens.

E é claro, tem a lista dos assuntos íntimos, que so compartilho comigo mesma porque blog não é livro aberto, por mais verdadeira que a gente se proponha ser.
 Outros itens já cumpridos:
2- Reconhecer, celebrar (e agradecer) todos os momentos felizes do seu dia. Agradeço desde o café quentinho quando acordo até os lençóis limpos e a cama macia na hora de dormir.

3- Esse é mole: encontrar tempo para ler diariamente, nem que sejam apenas algumas páginas, antes de ir para a cama. Mas não valem livros ligados à vida profissional. Esse ano já li "A Revolução dos Bichos", do G. Orwell (recomendo) e iniciei a leitura de "Fortaleza Digital", de D. Brown (alô, Ingrid Lins, obrigada pela gentileza, não me esqueci do post, hein?).

4- Esse também é fácil: desligar o celular por apenas algumas horas durante o dia. Dá uma sensação ótima imaginar que ninguém vai conseguir nos incomodar. Acréscimo pessoal: sensação ótima é apelido. Estou de férias, então o celular está desligado até segunda ordem, até eu voltar ao batente. Gerencio o meu tempo como quero pelo menos 45 dias no ano...rá.

5- O item é decorrente do anterior: sempre desligar o celular antes de dormir. Tem coisa mais chata que acordar com o bendito tocando? Só concorre com o despertador.

6- Ler as tirinhas dos jornais. Sempre trazem uma dose de malícia e bom humor. Isso eu já aprendi e não é à  toa que tenho "Toda a Mafalda" para quando quero rir "inteligentemente" e devorei as tirinhas do Garfield recentemente.

7- Tomar café. Uma xícara ou mais diariamente reduz o risco de desenvolver alguns tipos de tumor. Sem o café nosso de cada dia, meu dia não é o mesmo. Faz uma diferença danada no meu humor.

8- Instalar um rádio no carro. A música alivia o estresse e as informações ajudam a escapar do trânsito. Abasteci minha sacolinha de Cds em meu indulto de Natal. Lojas Americanas forever. Levei vários: de U2 para bebês a Marisa Monte, de Legião Urbana a Ney Matogrosso. As viagens para o trabalho ficarão mais incrementadas.

9- Parar de roer as unhas. Não é em vão que estou fazendo as unhas e já sonhando com a nova cor escolhida.

10- Não usar roupa justa nem sapatos apertados. Nem nada que faça com que não me sinta bem. Não acredito em beleza sem bem-estar.

Pessoal, estas foram as primeiras dez de uma grande lista. Comecei pelas mais fáceis, porque parafraseando um provérbio indiano, se você tiver que engolir um elefante inteiro, comece pelo rabo
... ou "seje"...rs, comece sempre pela parte mais fácil para a dificuldade ser gradativa e você conseguir concluir a tarefa com êxito.

Beijos, cridos. Inté.